NOTÍCIAS

19/02/2021

1ª Reunião com os Associados em 2021

No último dia 18, realizamos por videoconferência a primeira reunião dos associados da nossa entidade de classe. O presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, o engenheiro civil Hilman Edward Kruger abriu os trabalhos mencionando os benefícios do associativismo, o posicionamento positivo da entidade  e a importância da participação de todos os profissionais.

“Tivemos uma reunião com o Prefeito Tiago Cervantes, secretário de obras e técnicos responsáveis pela análise de projetos. Todos têm ciência do que vem ocorrendo, estão se desdobrando para resolver este problema com as ferramentas existentes. Deu prioridade a liberação de alvarás de construção para não prejudicar os novos empreendimentos, mas com isso, atrasaram a liberação dos alvarás de regularização de imóveis. Sugerimos a contratação de mais técnicos, implementos tecnológicos, para trazer mais agilidade, mas na contramão se deparam com pandemia, legislação para contratação de novos funcionários e a falta de implementos tecnológicos. Colocamos a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Itanhaém e o CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) a disposição para auxiliá-los” afirma Hilman.

Foram apresentados também os resultados positivos do Semitec 2020 – Seminário O Clima Global e a Engenharia Sustentável com o professor Luiz Carlos Molion.

Com relação à Boca da Barra foi mencionado que o engenheiro civil Claudio José Rodrigues Silva, coordenador desse Grupo de Trabalho, está finalizando a coleta de informações e em breve estaremos apresentando uma sugestão de  projeto à gestão pública.

Através do termo de fomento estabelecido pelo Crea-SP, vamos entrar com a solicitação de três seminários: Acessibilidade, Energia Fotovoltaica e a Ética e Valorização Profissional. No campo da fiscalização vamos agendar para o segundo semestre a Operação Pedra que Conta. Evento de fiscalização com o apoio do Crea-SP, Prefeitura Municipal e a Associação.

Foi divulgada também a agenda do Projeto Itanhaém Precisa de Você, do Grupo de Trabalho coordenado pelo engenheiro civil e vice-presidente da entidade Elder Poitena.

A Pesquisa de Opinião em sua primeira fase será liberada para aos associados no dia 20. Na segunda fase, dia 10 de março, será liberada para os investidores e construtores.

No mês de março, 23 será realizado um seminário que três cidades convidadas que tiveram alterações em suas Leis de Verticalização e Uso do Solo e também o Outorga Onerosa.

Encerrando o projeto Itanhaém Precisa de Você! Teremos uma palestra sobre Outorga Onerosa em data ser divulgada no final de março.

“O nosso objetivo é sempre somar atitudes, o projeto Itanhaém Precisa de Você! Após ser finalizado, teremos captados informações preciosas que vamos lavá-las e sugerir a gestão pública que se faça uma nova Lei da Verticalização e Uso do Solo. O nosso posicionamento é técnico e visa o desenvolvimento equilibrado da cidade” diz Hilman.

“Itanhaém precisa mais de que nunca de cuidados, principalmente com relação às invasões, insisto nesse assunto, a cidade está sofrendo de mais com isso, interesses de investimentos estão sendo cancelados. Gostaria que isso fosse mencionado em dos pontos  na carta de intenções, isso tem que ser discutido, é um tema que deve ser aprofundado” afirma a engenheira civil Cristina Fraga.

 “Esse é um tema extremamente delicado, necessita de uma política pública de gestão com invasão zero. Ações articuladas com diversas secretárias como segurança, assistência social e policiamento constante. São políticas publicas bem definida,  com atitude severa e invasão zero” diz o engenheiro eletricista João Batista Serroni de Oliva.

“Concordo com vocês, além de tudo isso que foi mencionado precisamos também de Tecnologia de ponta. A invasão é retrocesso no desenvolvimento de qualquer cidade. Vamos, sem dúvida,  incluir esse tema em nossa carta de intenções” diz o presidente Hilman.

Após essas considerações a reunião foi encerrada.

OUTRAS NOTÍCIAS