NOTÍCIAS

29/10/2023

2ª Conferência Municipal de Cultura

Aconteceu nos dias 27,28 e 29 outubro/2023, no Centro de Capacitação e Teatro Ewa Wilma a 2ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”. O evento teve como objetivo fomentar demandas que serão apresentadas na Conferência Estadual que acontecerá em dezembro de 2023, e posteriormente na Conferência Nacional, em março de 2024. Além disso, o encontro elegeu os delegados municipais que irão representar o município nas conferências estadual e nacional.

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém foi representada pela Arquiteta e Urbanista Renata Iarussi que além de associada também é membro da Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico da associação. Renata apresentou o tema: Identidade, Patrimônio e Memória. Em sua apresentação falou sobre os objetivos da Comissão e identificou o patrimônio histórico arquitetônico e sua relação com a paisagem de modo a possibilitar sua preservação para as futuras gerações. Esclareceu também que as ações prioritárias estão voltadas aos edifícios com reconhecimento oficial dos órgãos de preservação CONDEPHAAT e IPHAN, são eles: o Conjunto Arquitetônico da Igreja e Ruínas do Convento  Nossa Senhora da Conceição, a igreja Matriz Santana e a Casa de Câmara e Cadeira.

“O que quisemos salientar na apresentação é que é de extrema importância promover um trabalho de fortalecimento da identidade local e difusão do conhecimento do significado dessas construções, ou seja, é necessário todo um cuidado com o patrimônio cultural imaterial, esse que se constitui por meio da construção da identidade local, atribuindo sentido e pertencimento daqueles que vivenciam determinada realidade para que isso se reflita no patrimônio cultural material. Essa sensação de pertencimento que irá propiciar o cuidado com o lugar onde se vive e a difusão da cultura, tornando os cidadãos mais conscientes do local onde vivem da sua história e da sua cultura. PORTANTO, o cidadão passa a ser protagonista na ação de transformação do território” afirmou a arquiteta Renata Iarussi.

Outros painéis foram apresentados como:

- Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura,  Tony Sheen.

- Democratização do Acesso à Cultura,  Cassiane Tomilheiro.

- Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade,  Ana Carla Fonseca.

- Direito às Artes e Linguagem Digitais,  Dr. Renato Santos de Azevedo

“O evento foi enriquecedor porque além das apresentações, promoveu uma roda de debate acerca de cada tema apresentado, e os cidadãos presentes puderam apresentar seus pontos de vista e sugestões para a elaboração de políticas públicas para a área da cultura. É importante que eventos como esses sejam realizados periodicamente, para lembrar que o acesso à cultura é um direito de todo cidadão, garantido pela Constituição Federal de 1988, e promover esses debates com a participação dos diversos segmentos da população é um meio de promover a democracia.

Algumas pessoas presentes não conheciam a Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico de AEA Itanhaém, e demonstraram satisfação em saber que o município agora conta com as ações do nosso grupo nos esforços de preservação,” encerra Renata.

O evento teve o seu encerramento no domingo, dia 29. “Quero deixar aqui registrado, em nome da Comissão de Patrimônio Histórico da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, os agradecimentos a Secretária de Cultura por ter nos convidado a participar dessa Conferência, e também salientar a dedicação, profissionalismo que a arquiteta Renata Iarussi nos representou. Em nome da Comissão e de toda a Associação, muito obrigada” afirma a coordenadora da CPHI a arquiteta Alessandra Curadi Joazeiro.

fonte/fotos - site PMI

 

Galeria de fotos

Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

OUTRAS NOTÍCIAS