NOTÍCIAS

13/01/2021

2ª Reunião do GT sobre a Lei Verticalização e Ocupação do Solo

A segunda reunião do Grupo de Trabalho – Estratégia da Engenharia e Arquitetura para o Desenvolvimento de Itanhaém aconteceu no último dia 13 de janeiro, por videoconferência. O coordenador do GT o engenheiro civil e vice presidente da Associação Elder Poitena, abriu o encontro lembrando-se da importância da pesquisa juntos aos profissionais e solicitando que a mesma seja estendida a toda a cadeia da construção civil. “O importante nesse momento é de somarmos conhecimento, opiniões, e propor para o Município uma Lei da Verticalização e Ocupação do Solo moderna, atuante, com as necessidades da cidade, acabando com a colcha de retalhos que é a Lei 1082, uma nova Lei totalmente voltada ao Plano Diretor”.

Em seguida a engenheira civil Rosana Bifulco, responsável pela elaboração da pesquisa devido ao seu alto conhecimento técnico junto a Prefeitura Municipal. Rosana Bifulco foi Secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente por muitos anos, tem um conhecimento técnico admirável, super antenada ao desenvolvimento da cidade e faz parte do quadro de associadas da entidade. “O Plano Diretor estabeleceu linhas de atuação claras. A Lei 1082 tem 42 anos e a Lei 2304 mais de 24 anos. São leis que estão ultrapassadas e sofreram muitas modificações durante todos esses anos. Precisamos de uma nova Lei mais clara, facilitando a vida de todos, e com certeza vai vigorar por muito tempo; por isso o envolvimento de maior número de pessoas e extremamente importante; a pesquisa tem como objetivo captar informações e sugestões de todos os setores da cidade vamos analisar e unir essas informações em um texto claro, moderno e eficiente para que uma nova Lei seja aprovada”.

Rosana fez uma longa explanação detalhada sobre a pesquisa, apontou as principais questões técnicas e mostrou toda a sua estrutura e desenvolvimento. Durante todo o processo de apresentação elaborada pela engenheira, os profissionais participantes desse GT também colocaram suas considerações.

A engenheira civil Eloisa Motta que também tem alto conhecimento, e coloca alto conhecimento nisso, trabalha no departamento de obras da prefeitura há muito tempo, tem um profundo conhecimento técnico, fez as suas considerações. “ Precisamos de uma Lei muito clara em todos os aspectos. Essa colcha de retalhos e extremamente prejudicial ao desenvolvimento de Itanhaém. Acredito que estamos em um momento positivo para as novas idéias, vamos  elaborar uma Lei digna de ser apresentado no Legislativo, esse é o nosso papel como Associação, o momento é agora”.

Nessa primeira fase a pesquisa será veiculada entre os engenheiros, arquitetos e técnicos,  está planejado para ter início na primeira semana de fevereiro. O grupo, nesse momento, está trabalhando para fazer uma espécie “teste drive” em todo o formulário e o departamento de comunicação e marketing da entidade está preparando uma campanha para que todos possam participar desse importante momento para a cidade de Itanhaém.

Após lançamento da primeira face entra em vigor a segunda fase onde a pesquisa deve chegar aos empreiteiros, construtores, empreendedores e corretores de imóveis. A terceira e última fase a pesquisa chega aos munícipes.   

“No próximo encontro, na semana que vem, já teremos a avaliação total das pesquisas e teremos o conhecimento do seu lançamento. Obrigado pela presença de todos, boa noite”, encerrou o encontro o coordenador Elder Poitena.

OUTRAS NOTÍCIAS