NOTÍCIAS

23/09/2020

Aconteceu a Palestra Choque Elétrico

Aconteceu, 21 de setembro 2020,  na plataforma skype e por videoconferência a palestra Choque Elétrico – O perigo perto de você. O palestrante foi o simpático e profundo conhecedor do assunto o professor e engenheiro eletricista Cristovam Paschoal Filho. Com 65 anos, formou-se na FEI – Faculdade de Engenharia Industrial em 1981,  com especialização em Pedagogia,  está há quarenta e dois anos atuando na área de engenharia, ensino e treinamento.

Durante uma hora o professor alertou do perigo do choque elétrico. “O choque é um abalo, é a reação da passagem elétrica. 43% dos acidentes com choque elétrico  são nas residências com criança até cinco anos.  Faço o comparativo da segurança no transito,  evoluiu muito nas escolas, mas os acidentes domésticos não, a criança quando aprende não esquece e leva para casa. Nas empresas são menores por causa dos equipamentos e treinamento”, falou Paschoal.

Outra informação assustadora é que em  2018 o choque elétrico matou mais do que a Dengue, Zica e o Chikungunya juntos. O choque elétrico mata  quatro vezes  mais do que qualquer tipo de acidente. Esses dados são amplamente divulgados pela ABRACOPEL, Associação  Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade.

Cristovam falou também sobre  a gravidade do choque elétrico que  depende de cinco fatores simultaneamente. Intensidade da corrente, resistência elétrica do corpo humano,  percurso da corrente elétrica pelo corpo humano, tempo de duração do choque e o tipo de corrente elétrica.

Outro ponto importante abordado pelo professor foi  às seqüelas de um choque elétrico podem ocasionar danos a visão, audição, problemas sérios renais, pulmão e coração. As seqüelas podem aparecer muito tempo depois de a pessoa ter levado um choque.

Durante a palestra foi mostrado alguns vídeos e fotos impressionantes de pessoas com atos irresponsáveis sofrendo choques irreparáveis. O professor falou também sobre os problemas do coração e mostrou o funcionamento de um desfibrilador.

 Queremos aproveitar para agradecer ao professor Cristovam, que com muita paciência, profissionalismo e simpatia, atendeu nossa solicitação e realizou essa palestra com um tema extremamente importante. Agradecemos também ao engenheiro eletricista e nosso associado João Oliva, que participou da realização dessa palestra, e também a participação de todos os profissionais que parabenizaram a associação por mais esse evento.