NOTÍCIAS

08/05/2019

Aconteceu Semitec 2019 Resíduos da Construção e Demolição

SEMITEC 2019 Seminário Técnico Resíduos da Construção e Demolição (RCD)

“Mais do que reciclar entulho é a possibilidade de trabalhar com as questões ambientais, reduzir o impacto na natureza e principalmente ter qualidade de vida”

Patrocínio:- CREA-SP (Conselho Regional Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo)

Realização:- Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém

Na construção muito se fala em sustentabilidade para o reaproveitamento da água, geração de energia limpa e até manutenção de praças para a comunidade. Não podemos esquecer-nos dos resíduos sólidos na construção civil, que mesmo sendo de baixa periculosidade, são de grande volume. A construção civil mundial é umas das indústrias que mais consomem recursos naturais e ainda é responsável por cerca de 30% de gases lançados na atmosfera. Não bastassem esses números alarmantes, os resíduos sólidos da construção civil no Brasil representam mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos. E a situação piora quando os resíduos são depositados em locais inadequados, principalmente oriundos de obras e reformas informais ou empresas de coleta de resíduos fora de regulamentação. A indústria da Construção Civil e tão grande que seria impossível deixar o destino dos resíduos gerados por ela a encargo dos responsáveis por cada obra. Por isso existem normas e leis para regulamentar os resíduos que sobram diariamente. Os resíduos da construção correspondem à metade dos resíduos sólidos urbanos e são responsáveis pelo esgotamento de áreas de aterro no país. Além disso, materiais como gesso, amianto e resíduos químicos quando não depositados erradamente podem provocar danos ambientais e à saúde.

No último dia 08 de Maio a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém com o patrocínio do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Estado de São Paulo – CREA-SP, realizou no Hotel Clube Azul do Mar em Itanhaém, o SEMITEC 2019 – Seminário Técnico com o tema “Resíduos da Construção e Demolição”. Para nnformar, esclarecer, conscientizar os profissionais da cadeia da construção civil e a população em geral, da importância do programa de reciclagem dos Resíduos da Construção e Demolição (RCD), apresentamos 04 painéis.

O presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, o engenheiro civil Hilman Edward Kruger, abriu a seminário agradecendo a participação de todos e a importância do tema. Em seguida o gerente regional do CREA-SP o engenheiro Arthur Ferreira falou da participação do CREA no evento.

O 1º painel tivemos como palestrante o Arquiteto JOÃO LUIZ POTENZA Assistente Executivo Presidência CETESB com o tema: SIGOR – Sistema Estadual de Gerenciamento ONLINE de Resíduos Sólidos na Construção Civil

O 2º painel tivemos duas promotoras públicas do GAEMA Dra. Almachia Zwarg Acerbi  e a Dra. Flávia Maria Gonçalves Promotoras de Justiça do GAEMA/BS – Grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente – Núcleo Baixada Santista. Tema:- O papel do Ministério Público na implantação da Política Pública de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Construção Civil.

O 3º painel tivemos a Engenheira Civil Rosana Filippini Bifulco Oliveira Ex Secretária de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém.  Participou efetivamente na elaboração da Lei Municipal do RCD. Tema:- O papel do Profissional na Gestão de Resíduos da Construção Civil e Demolição (RCD) na cidade de Itanhaém.

Galeria de fotos

Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

OUTRAS NOTÍCIAS