NOTÍCIAS

05/08/2019

Analise Ambiental, simples e rápido.

No último dia 30, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, o presidente da entidade o engenheiro civil Hilman Edward Kruger; o vice-presidente Helder Poitena; os diretores Claudio José Rodrigues Silva, Eduardo Cesar Mota, Roni Adão Dias e o estudante de arquitetura Thomas Zion Henríquez;  receberam o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente em exercício Willian de Souza Carrillo, e o diretor da secretaria o arquiteto Marcelo Gomes.

Nessa data, foi apresentada a nova resolução do Meio Ambiente (SPMA nº13), que define os procedimentos para intervenção em lotes urbanos com ou sem vegetação, ou seja, a Analise Ambiental on line.

 “Está sendo um trabalho programado onde vários outros procedimentos serão incorporados ao sistema, aproveitando a tecnologia a favor do contribuinte e do profissional. A Analise Ambiental on line está em funcionamento e já conseguiu diminuir o prazo em um ritmo muito mais rápido. Tivemos o período de transição e estamos com o departamento em ordem com as analises, totalmente on line com um dia de aprovação”, afirma o diretor Marcelo Gomes.

Em uma semana foram mais de 260 solicitações, todas efetivadas. Marcelo Gomes esclareceu que na hora da solicitação está sendo enviado por e-mail o link do protocolo da solicitação com todos os dados. Qualquer alteração do status da solicitação será informado por e-mail, inclusive o link da guia para efetuar o pagamento.

“Quando o documento estiver liberado o sistema informará um link para a impressão da conclusão. Isso evita filas, consultas desnecessárias, idas e vindas na Prefeitura. Viemos aqui na associação por entender que os profissionais são muito importantes nesse momento, precisamos das opiniões de vocês, para melhorar o sistema. Estamos usando da tecnologia a favor de todos”, completa Gomes.

 “Não temos como sair da tecnologia, sabemos das dificuldades que alguns profissionais têm com o novo, principalmente nas questões do dia a dia. Estamos nessa fase de implantação, entendemos que leva tempo, mas não temos como seguir outro caminho a não ser o inovação tecnológica, vai diminuir e muito o trafego de papeis”, afirma Willian Carrillo secretário em exercício.

Com a liberação da Análise Ambiental, tornou-se a entrada dos processos na Secretaria de Obras mais rápida, os prazos ficaram bem reduzidos. A meta agora é colocar a tecnologia da informação a favor da Secretária de Obras para que possa também ter os mesmos resultados positivos.

“Ganhamos agilidade no protocolo do processo. Estamos à disposição para o que for preciso na contribuição dessas alterações. Respostas rápidas, reduzir o volume de papeis, as idas do profissional na prefeitura; tudo isso melhora a nossa atuação como profissionais, e temos um atendimento mais produtivo com os nossos clientes. Quero aproveitar em nome de todos os profissionais da entidade, parabenizar esse excelente trabalho que vocês estão fazendo a frente da Secretária do Meio Ambiente”; diz o engenheiro civil Hilman presidente da Associação.

“Vocês estão simplificando os procedimentos e conseguindo mostrar para as outras secretarias a importância dessa tecnologia. A fiscalização é outro ponto importante, precisamos de um fundo específico para o departamento de obras. Pouca fiscalização e sem tecnologia é praticamente impossível fiscalizar, são mais de 600mil km² de área, com quatro fiscais é impossível. A fiscalização on line precisa acontecer, as duas juntas, obras e meio ambiente. Ao mesmo tempo em que temos o pedreiro fazendo massa na rua temos  o entulho sendo descartado de qualquer maneira, fora as obras clandestinas que não são poucas. Com isso estamos valorizando a nossa profissão e preservando a cidade”, diz o vice-presidente da entidade o engenheiros civil Elder Poitena.

Na opinião de todos os presentes a reunião foi muito produtiva, esses encontros devem acontecer mais vezes, é muito importante a aproximação do poder público e os profissionais. Será divulgado em breve a data onde serão convocados todos os associados para que sejam esclarecidos as dúvidas e apresentado os novos passos da Secretária de Meio Ambiente.

OUTRAS NOTÍCIAS