NOTÍCIAS

04/12/2018

Apresentação do PROJETO de Intervenção

     A última atividade de 2018 na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, aconteceu  na sala de eventos José Bobrovsky Neto com a apresentação do Projeto de Intervenção no Patrimônio Edificado Igreja e Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.  Tivemos duas apresentações. A  primeira realizada pelo arquiteto Diogo Cavallari que apresentou com muita técnica,  a  requalificação do espaço público em torno do Patrimônio Unificado envolvendo os bairros do Baixio e Guaraú.

“Dois documentos foram importantes para a concepção desse projeto. A Agenda de Desenvolvimento Sustentável para Itanhaém e Baixada Santista (Instituto Polis) e o próprio Plano Diretor da cidade.  Um dos pontos apontados é o turismo de praia e sol, ou seja, faturamos no verão e gastamos no inverno. Falta o turismo cultural, ecológico e rural,  gerando atividades durante o ano inteiro.  A baixa participação da pesca artesanal na renda da cidade, também foi apontada como um problema a ser resolvido.  A área do projeto é do Baixio e Guaraú;  está isolada do centro da cidade, a ferrovia impediu essa aproximação.  Temos a Amazônia Paulista a 300mts do centro, sem nenhum acesso as pessoas.  A proposta desse projeto é que o Baixio e o Guaraú virem bairros que se tornem o centro da cidade de fato”, explica Diogo.

Após quase uma hora de palestra foi  apresentado aos profissionais um projeto totalmente viável  que altera o eixo turístico da cidade, voltados totalmente a esses dois bairros. Em seguida as arquitetas Cristina Sales e Mariah Peruzzo apresentaram o projeto de reconhecimento do patrimônio histórico denominado Restauro Conservativo onde o conceito é manter o que temos não desconstruir o existente, restaurar e ter a manutenção preventiva constante para que não chegue ao estado em que se encontra hoje o Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.

“O Convento está na U.T.I, o fechamento se deve em não existir mais segurança  para as pessoas que trabalham ou visitam o convento, conforme documentos que comprovam essa atitude. O convento necessita  urgente de uma manutenção emergencial  e depois integrar o espaço público totalmente urbanizado,  com locais para visitações e atividades culturais” afirma Mariah.

Após a apresentação extremamente técnica feita pelas duas arquitetas, baseada em documentos de pesquisa, um trabalho detalhado das condições atuais e das soluções apresentadas, os arquitetos foram aplaudidos por todos os profissionais presentes ao evento.

“Há muito tempo não participava de uma apresentação tão elaborada, de extremo conhecimento técnico e totalmente viável e necessário ao nosso município. Vocês (Diogo, Cristina e Mariah) estão de parabéns pelos projetos e podem contar no que for preciso com Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém”, afirmou Hilman presidente da entidade.

 

 

Galeria de fotos

Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

OUTRAS NOTÍCIAS