NOTÍCIAS

26/09/2019

ART - Direito da Sociedade

Na sala de eventos José Bobrovsky Neto, no último dia 26 de setembro,  na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, recebemos o engenheiro eletricista Auro Doyle Sampaio, coordenador da comissão relações públicas do CREA-SP, que realizou aos profissionais da entidade um palestra sobre ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – Uma exigência da sociedade.

O engenheiro eletricista Auro abriu a palestra fazendo um breve relato do início da engenharia no Brasil. Resgatou os 85 anos do CREA-SP. “Somos um órgão do governo regulador e fiscalizador, promovemos a segurança da sociedade, estamos presentes em todo o território nacional sendo a maior organização profissional do mundo, hoje com  mais de um milhão de profissionais”.

A ART é um instrumento de defesa para a sociedade, na medida que assegura que as obras e serviços de engenharia, somente serão prestadas por profissionais habilitados. Além disso, proporciona segurança jurídica para o contratante, pois facilita a identificação e a penalização dos responsáveis em casos de problema com a obra.

“Hoje o sistema fiscaliza automaticamente as emissões da ART. Foi detectada a emissão de mais de mil ARTs emitidas por um único profissional. O segundo lugar emitiu 683, estamos banindo os caneteiros do sistema, procuramos cada vez mais eficiência e transparência”, afirma Auro.

Outro ponto importante mencionado pelo palestrante foi sobre a CAT (Certidão de Acervo Técnico). Ao emitir a ART forma-se a CAT que certifica as atividades técnicas ao longo da vida profissional. Esse acervo é muito útil tanto como atestado de idoneidade para o mercado de trabalho quanto para fins de comprovação de tempo de serviço para a aposentadoria. São documentos que possuem fé pública,  a perícia e executada no momento da solicitação, é o governo falando com o próprio governo.

Outra questão levantada pelo palestrante foi a respeito do Livro de Ordem.

“A ART é a certidão de nascimento da obra, o Livro de Ordem é a caderneta de vacinação. No site do CREA-SP está disponível o Livro de Ordem, que até o momento não é obrigatório, mas é um documento extremamente importante, comprova o passo a passo da execução da obra. A qualquer momento esse quadro pode mudar e sem o livro a ART pode ser anulada”, explicou Sampaio. Várias dúvidas foram levantadas pelos profissionais presentes a palestra e todas foram esclarecidas pelo palestrante. A próxima palestra será realizada no dia 28 de novembro de 2019 sobre Acervo Técnico.

 

 

Galeria de fotos

Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

OUTRAS NOTÍCIAS