NOTÍCIAS

22/03/2019

Associação Assina Convênio Tecnico com a Irmandade

      O Convento Nossa Senhora da Conceição é o mais antigo e importante Convento do Brasil dedicado a nossa senhora da Conceição de Itanhaém, são mais de 400 anos de história. Sua construção segue o estilo colonial português e teve início em 1699 e foi concluída em 1713.Em 1553, a associação de fiéis denominada Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, foi à responsável pela construção da primeira ermida de barro no alto do Morro do Itaguassú. A ermida da Imaculada Conceição de Itanhaém, essa que foi não só a primeira erigida no Brasil, como também a primeira que, sob tal evocação, se fundou em toda a América.

A Irmandade sempre esteve intimamente ligada ao Convento (antiga Ermida) e as imagens de Nossa Senhora, além de ser grande propulsora da fé católica em todo país. A Virgem da Conceição de Itanhaém ou popularmente conhecida como Virgem de Anchieta (a mesma que inspirou o PE. Anchieta a compor o “Poema à Virgem’), hoje exposta na Igreja Matriz de Sant’Anna, introduziu no Brasil, a partir de meados de 1560, a devoção a Nossa Senhora. Itanhaém passou a se tornar local de romarias religiosas vindas de todos os cantos e a Irmandade sempre esteve à frente dos trabalhos de acolhida e difusão da fé à padroeira.

O trabalho da Irmandade continua até os dias de hoje, mas com o passar do tempo, a falta de recursos financeiros provocou uma manutenção precária levando a Defesa Civil interditar o Convento por entender perigo aos visitantes e também aos membros da Irmandade. O Convento está fechado, estudos revelaram que sua estrutura está comprometida e que o restauro e mesmo a manutenção emergencial se faz necessária o mais rápido possível.

No último dia 19 de março, na sala de eventos José Bobrovsky Neto, na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, realizou-se o evento da assinatura de um Convênio de Cooperação Técnica entre a Associação e a Irmandade. O objetivo desse convênio é através do seu quadro de associados profissionais, orientar, fiscalizar e realizar, qualquer tipo de intervenção no Convento que se refere a sua reforma ou restauro.  Entre convidados, profissionais associados, autoridades locais, participantes da Irmandade; estava presente o Engenheiro Civil Arthur Ferreira, Gerente do CREA-SP da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira. “ Infelizmente estamos perdendo as nossas memórias. Situações como essa do Convento é muito triste, são histórias de muitas pessoas, que devem ser preservadas. Esse convênio da Associação com a Irmandade é muito importante e emocionante. Fiz questão de estar aqui presente e fazer parte desse evento. Parabéns Hilman pela iniciativa, parabéns a Irmandade, e quem ganha é toda a comunidade de Itanhaém”, a firma Arthur.

Estava presente também o Diácono Ernesto Bechelli. Nascido em Itanhaém, sempre esteve vinculado à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde desenvolveu seus trabalhos pastorais em diversos campos. Foi ordenado diácono permanente em 2009 pelas mãos de Dom Jacyr Francisco Braido em Santos. “A parte técnica é fundamental nesse processo e muito bem vindo à iniciativa da Associação,  sou integrante da Irmandade há muito tempo e temos grandes dificuldades,  e com esse convênio com certeza teremos mais oportunidades  em atingir nossos objetivos.  Nós que nascemos em Itanhaém temos o Convento como um grande ponto de referência de nosso passado  que não pode ser perdido, importante unir as forças públicas, privadas, para manter essa memória viva. Parabéns pela iniciativa” conclui Ernesto.

A arquiteta Cristiana Sales estava presente ao evento. Cristiana em conjunto com mais dois profissionais da arquitetura; Diogo Cavallari e Mariah Peruzzo desenvolveram o projeto de Restauro Conservativo que foi amplamente aprovado pela Associação. “Preciso agradecer a Associação por ter acolhido a causa do Convento.  Esse evento oficializa o apoio da Irmandade e da Associação ao Projeto de Revitalização. Na verdade esse apoio já vem acontecendo há muito tempo e hoje estamos formalizando esse trabalho.  É muito importante ter os profissionais dividindo as novas etapas do projeto. Gostaria de esclarecer que  apresentamos o projeto no Iphan (Estadual) e Condephaat (Federal) que são os órgãos  que gerenciam os Patrimônios Históricos. Foram impressas mais de cem folhas de projeto e todas, sem custo, realizadas aqui na Associação.  Quero agradecer em nome de toda a classe de profissionais o apoio de vocês, e vamos continuar, muito obrigada”.

Felipe dos Santos Moscatello, Provedor da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, falou também da importância desse convênio. “Falar do Convento é algo importante, mas não podemos esquecer-nos da Irmandade que começou lá no início quando éramos a Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.  Nós que estamos à frente da Irmandade precisamos levar a nossa história para a próxima geração. Quem conhece o passado, entende o presente e projeta o futuro.  Essa parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos e sem dúvida algo fundamental  nessa etapa que estamos  para revitalizar o Convento.  Mesmo com poucos recursos conseguimos revitalizar algumas áreas, trazer a comunidade para o Convento através de eventos e palestras. Nosso objetivo principal é aproximar  a comunidade do patrimônio histórico, se não tivermos a comunidade amando o seu bem patrimonial, nada adianta preservar. Quem preserva não é a Irmandade, quem preserva é a comunidade que precisa ter amor, carinho pelo patrimônio cultural. Esse é o nosso principal objetivo, e tenho certeza de que com esse convênio estamos dando mais um passo em prol da revitalização do nosso Convento.  Muito obrigado a todos”.

Estava presente o jornalista esportivo Odinei Ribeiro. Começou na Rádio Anchieta em Itanhaém sua cidade natal. Depois foi para as rádios de Santos: Atlântica, Guarujá, Clube, A Tribuna/CBN, Cultura e Santa Cecília FM. Também trabalhou nas rádios Metropolitana de Cambé/PR, SAT FM Itanhaém, 105 FM SP e nove anos na rádio Record SP. Hoje é narrador dos canais Sportv e PFC do sistema Globo.

“ Nasci aqui em Itanhaém, por conta da minha profissão viajo muito e falo da cidade em todos os cantos do Brasil. As pessoas falam muito da Mulheres de Areia do Convento e da Igreja. Outro dia estava  em Londrina e ao lado do hotel que estava hospedado tinha uma Catedral,  e exatamente ao meio dia o sino tocou.  Lembrei que na minha infância em Itanhaém, ao meio dia, tocava o sino da Igreja, era hora de ir pra casa almoçar. Às 18 horas era hora de tomar banho e terminava mais um dia. Era referência os sinos da Igreja.  Um amigo enviou uma foto onde mostrou o sinos da Igreja amarrado com corda, é muito triste. Aquele sino que era o meu relógio, que marcava todos os dias a minha vida, abandonado. Sou apaixonado pela minha cidade, e a defendo sempre em qualquer lugar ou ocasião.  Fico muito triste de  ver  aquilo que marcou minha época, fez parte da minha existência, ser destruído e abandonado.  Eu sou Itanhaém sempre, agradeço muito as pessoas que me ajudaram  a estar onde estou hoje,  e podem contar comigo, quero retribuir o que cidade fez por mim, simples assim...” finaliza Odinei.

O presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém o Engenheiro Civil Hilman Edward Kruger, também manifestou a posição da entidade de classe.

“Nós engenheiros somos muito céticos, somos  preocupados com a lógica, e acaba esquecendo a nossa principal função dentro da comunidade. Nós fiscalizamos os profissionais com o CREA,  e quando a Luciana Zion trouxe o projeto de Restauração do Convento, isso abriu as questões  que ultrapassam a lógica. É triste ver aquele patrimônio naquelas condições em que se encontra. Estamos aqui para auxiliar no que for preciso na parte técnica, temos profissionais em todas as categorias necessárias que participam da Associação. A Irmandade pode contar com uma equipe de profissionais extremamente capacitada  e que entende da importância do patrimônio histórico para a cidade de Itanhaém.  Queremos restaurar esse patrimônio, colocá-lo de volta para a sociedade, mas o trabalho não termina, temos também o entorno do Convento que é outro projeto muito bem elaborado por essa trio de arquitetos (Cristiana, Mariá e Diego) sem precedentes. Quero agradecer ao Odinei pelo ponta pé inicial que você deu nessa questão do Convento, agradecer ao Arthur que está sempre presente em nossas ações, a todos os profissionais presentes e a vocês que vieram prestigiar o nosso evento, muito obrigado a você Felipe por confiar em nosso trabalho, obrigado a todos”, encerra Hilman.

Entres os depoimentos e conclusões, o Convênio de Cooperação Técnica entre a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém e a Irmandade Nossa Senhora da Conceição, foram assinados. Após essa solenidade foi exibido um vídeo institucional do convento. Queremos registrar também a participação da TV Tribuna que realizou um “link” ao vivo no Jornal da 2ª Edição do dia 19, e veiculou uma matéria completa no Jornal da 1ª Edição do dia 20. Veja as fotos em nossa galeria.

 

 

Galeria de fotos

Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto