NOTÍCIAS

30/04/2021

Associação entrega Pesquisa de Opinião para a Lei de Verticalização e Uso do Solo

Na última terça feira, 27/04, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém recebeu na sala de eventos José Bobrovski Neto, seguindo todos os protocolos sanitários, o Prefeito de Itanhaém Tiago Rodrigues Cervantes, o vice prefeito Rodrigo Dias de Oliveira e o Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano Vinicius Camba de Almeida. Representando a Associação estavam presentes o presidente eng.civil Hilman Edward Kruger, o vice presidente da entidade Elder Poitena de Lemos, eng.civil Claudio José Rodrigues Silva, o eng.civil Eduardo Cesar Mota e a arquiteta Alessandra Curadi Joazeiro.

Nessa reunião a Associação entregou ao governo municipal o resultado parcial da Pesquisa de Opinião para a nova Lei de Verticalização e Uso do Solo através do projeto denominado Itanhaém precisa de você, com a coordenação do engenheiro civil e vice-presidente da entidade Elder Poitena.

 Dois meses de intenso trabalho envolvendo vários profissionais (engenheiros, arquitetos e técnicos) que atuam na cidade que responderam um amplo questionário (09 links) em todos os setores da construção civil. A pesquisa tem a coordenação da engenheira civil Rosana Bifulco Filippini Oliveira, que em breve divulgará o resultado final. Os dados coletados serão para integrar a confecção da nova Lei de Verticalização e Uso do Solo.

As Leis que regem o setor são confusas, antigas, não atendendo a demanda e as necessidades dos dias de hoje, estamos falando de quarenta anos que se transformou em uma verdadeira colcha de retalhos inviabilizando o desenvolvimento da cidade.

“As Leis atuais são de difícil interpretação, precisamos de uma Lei única. Esse trabalho da pesquisa de opinião traz informações diretas dos técnicos, e aproveitamos também para colocar a associação a disposição da Prefeitura para consolidar uma parceria positiva” a firma o presidente Hilman.

“Agradeço a oportunidade de estar aqui na casa de vocês;  vejo muito a necessidade  de atualização das nossas Leis e buscar todas as alternativas para discutir com profundidade,  a associação tem papel fundamental nesse trabalho. Nós precisamos entender as nossas dificuldades,  parar de olhar outros locais, e olhar para a nossa e buscar as melhores alternativas.

Precisamos de investimentos, desenvolvimento, mantendo o equilíbrio nas questões ambientais. Estamos contratando uma empresa especializada para formatar a nova Lei e precisamos desse trabalho para somar as informações, vamos ouvir a população, os construtores, o ramo imobiliário enfim,   teremos uma Lei que Itanhaém merece” completa o prefeito Tiago Cervantes.

Outro ponto levantado pelos profissionais presentes está em relação aos processos da última anistia que estão com a análise a passos muito lentos, a demanda foi grande e o departamento de obras não estava estruturado para essa demanda, ocasionando sérios problemas aos profissionais e principalmente aos contribuintes.

“Nesses três meses do início de nossos trabalhos, estudamos profundamente o departamento e conseguimos entender as necessidades urgentes, principalmente com relação à demora da analise nos processos da anistia. A demanda foi muito grande  e todos sabem que o departamento não estava preparado em sua estrutura física e de pessoal para atender a todos os processos em um prazo razoável. Outro ponto que gostaria de mencionar é que com a pandemia a solicitação de análise também aumentou, gerando um acumulo muito grande. Tomamos algumas medidas, aumentamos o espaço físico,  com mais duas salas, informatizamos e contratamos mais dois profissionais para analise.

Em breve teremos o alvará digital, o caminho através do sistema já está pronto, falta apenas à certificação digital. Entendemos que a informatização em todo o processo é o caminho, colocar a tecnologia a nosso favor, informatizar todo o processo é a nossa principal prioridade no departamento de obras” afirma o Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano o eng. Vinícius Camba de Almeida.

 

Nessa reunião foram apresentados mais dois projetos:

-Enrocamento da Barra e a Carta de Intenções da Associação.

Leia em Notícias.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS