NOTÍCIAS

10/03/2019

Conheça o Semitec 2019

SEMITEC 2019 Seminário Técnico Resíduos da Construção e Demolição (RCD)

“Mais do que reciclar entulho é a possibilidade de trabalhar com as questões ambientais, reduzir o impacto na natureza e principalmente ter qualidade de vida”

Patrocínio:- CREA-SP (Conselho Regional Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo)

Realização:- Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém

Introdução:- Na construção muito se fala em sustentabilidade para o reaproveitamento da água, geração de energia limpa e até manutenção de praças para a comunidade. Não podemos esquecer-nos dos resíduos sólidos na construção civil, que mesmo sendo de baixa periculosidade, são de grande volume. A construção civil mundial é umas das indústrias que mais consomem recursos naturais e ainda é responsável por cerca de 30% de gases lançados na atmosfera. Não bastassem esses números alarmantes, os resíduos sólidos da construção civil no Brasil representam mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos. E a situação piora quando os resíduos são depositados em locais inadequados, principalmente oriundos de obras e reformas informais ou empresas de coleta de resíduos fora de regulamentação. A indústria da Construção Civil e tão grande que seria impossível deixar o destino dos resíduos gerados por ela a encargo dos responsáveis por cada obra. Por isso existem normas e leis para regulamentar os resíduos que sobram diariamente. Os resíduos da construção correspondem à metade dos resíduos sólidos urbanos e são responsáveis pelo esgotamento de áreas de aterro no país. Além disso, materiais como gesso, amianto e resíduos químicos quando não depositados erradamente podem provocar danos ambientais e à saúde.

Objetivo:- O objetivo do SEMITEC – Seminário Técnico com o tema: “Resíduos da Construção e Demolição” é informar, esclarecer, conscientizar os profissionais da cadeia da construção civil e a população em geral, da importância do programa de reciclagem dos Resíduos da Construção e Demolição (RCD).

Público Alvo:- Engenheiros e Arquitetos, Construtores, Profissionais da Mão de Obra, Estudantes e Público em Geral.

Dia:- 08 de Maio de 2019 – Quarta Feira

Local:- Hotel Clube Azul do Mar  Av. Rui Barbosa, 6.315 – Santa Terezinha – Itanhaém/SP

Informações Hotel: (13) 3424-3398

Credenciamento a partir das 18h

Abertura:- 19h30

Painel (01):- CETESB Arquiteto JOÃO LUIZ POTENZA Assistente Executivo Presidência CETESB Tema:- SIGOR – Sistema Estadual de Gerenciamento ONLINE de Resíduos Sólidos na Construção Civil

Painel (02):- GAEMA Dra. Almachia Zwarg Acerbi  e a Dra. Flávia Maria Gonçalves Promotoras de Justiça do GAEMA/BS – Grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente – Núcleo Baixada Santista. Tema:- O papel do Ministério Público na implantação da Política Pública de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Construção Civil.

Painel (03):- RCD em Itanhaém Engenheira Civil Rosana Filippini Bifulco Oliveira Ex Secretária de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém Participou efetivamente na elaboração da Lei Municipal do RCD. Tema:- O papel do Profissional na Gestão de Resíduos da Construção Civil e Demolição (RCD) na cidade de Itanhaém.

Inscrições GRATUITAS no site: www.aeaitanhaem.com.br

clique em COMUNICAÇÃO em seguida EVENTOS - clique em SEMITEC 2019

*Após o envio aguarde por e-mail a confirmação da sua inscrição.

VAGAS LIMITADAS

Informações:- Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém

Rua Aécio Menucci, 271 – Jd. Fazendinha – Itanhaém/SP – cep: 11740-000 fone:- (13) 3422-5206

Comunicação e MKT:- Rubens (13) 9.7409-0779                e-mail:- imprensa@aeaitanhaem.com.br