NOTÍCIAS

19/09/2019

Em Construção a Tabela de Honorários

A Tabela de Honorários sempre foi um grande tabu em qualquer associação de engenheiros e arquitetos. Regulamentar a remuneração do profissional é um “atentado terrorista” para alguns e uma “necessidade profissional” para outros. O problema  não está no valor mas sim na sua finalidade e propósito. A primeira reunião para tratar desse tema, aconteceu na sala de eventos José Bobrovsky Neto, na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém no dia 28 de Agosto. Vários profissionais estiveram presentes e foi unânime a necessidade de uma tabela oficial com valores mínimos.

“A valorização profissional passa pela tabela de honorários. Precisamos urgente balizar o mínimo na remuneração. A desvalorização profissional começa com a guerra de valores nos serviços, não é livre concorrência e sim concorrência desleal, sem escrúpulos, que penaliza o mercado e a nossa profissão. A Associação como entidade de classe tem responsabilidade na conscientização  e valorização dos profissionais,  associados ou não”, afirma o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém o engenheiro civil Hilman Edward Kruger.

“Já passamos da hora de discutir essa questão. Passei por situações jurídicas que precisava da tabela de honorários da nossa cidade e não tinha,  nos ajudará e muito em nosso  dia a dia. Infelizmente o mau profissional existe em qualquer profissão, na engenharia não é  diferente. Em outras épocas tentamos colocar a tabela, mas não teve apoio dos profissionais. Hoje está bem diferente, todos sabem da importância de termos uma remuneração base, o mínimo, para partir para uma negociação”, opinião do vice-presidente o engenheiro civil Elder Poitena.

Os  valores mínimos a serem aplicados foram discutidos e aprovados por todos os profissionais presentes,  em uma reunião realizada no dia 04 de setembro de 2019 na sede da associação. O próximo passo será em documentar todo o processo e encaminhar para o CREA/CONFEA para homologação.

Profissionais que viabilizaram a Tabela de Honorários.

da esquerda para a direita

Roni Adão Dias, Elder Poitena, Jurandy Tavares de Lima, André Luiz, Hilman Edward Kruger,

Jonatas Barbosa Tirapelli, Marcelo Gomes, Eduardo Cesar Mota, Marcos Felipe, Alessadra C. Joazeiro,

Barbara Donner e Ângela de Paula Santos.

 

Galeria de fotos

Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto