NOTÍCIAS

17/05/2021

Eva Wilma será sempre lembrada e admirada em Itanhaém.

Itanhaém sempre teve uma ligação muito forte com a cultura de modo geral. O mais ilustre e considerado um gênio multifuncional foi Benedito Calixto.  Emídio de Souza, Bernardino de Souza Pereira, Alfredo Volpi, Anita Malfati, são alguns artistas que entraram para a eternidade da história de Itanhaém. Não é por acaso que o maior bairro de Itanhaém chama-se Belas Artes. Ganhou esse nome nos anos 50, depois que a Associação Paulista de Belas Artes recebeu da Prefeitura  permissão para uso de uma área, em frente a estrada de ferro, onde implantou uma colônia de férias.

De passagem pela cidadezinha praiana onde sua família tem negócios, Marcos conhece e se apaixona pela doce Ruth, filha de pescadores. Porém, acaba envolvido por Raquel, a irmã gêmea dela, que lhe rouba o namorado. As irmãs são idênticas fisicamente, mas de personalidades opostas. Enquanto Ruth ama Marcos, Raquel ambiciona sua fortuna e mantém um caso amoroso com Wanderley, um mau-caráter.

O único que percebe as reais intenções de Raquel é Tonho da Lua, um rapaz com problemas mentais, famoso por esculpir mulheres nas areias da praia. Tonho é protegido de Ruth, mas sofre com a perseguição e maldades de Raquel. Para atingir seus objetivos, Raquel terá de enfrentar o ardiloso Virgílio Assunção, pai de Marcos, que não aceita o namoro do filho com a caiçara – como ele pejorativamente a chama.

Em meados de 1972 e no início de 1973 a Praia dos Pescadores, em Itanhaém, serviu de cenário para as gravações da versão original  da novela Mulheres de Areia, da extinta Rede Tupi, tendo como estrela principal a atriz Eva Wilma e os atores Carlos Zara e Gianfrancesco  Guarnieri. A novela teve 253 capítulos e foi escrita por Ivani Ribeiro com direção de Edson Braga e supervisão de Carlos Zara.

Mulheres de Areia foi um dos maiores sucessos da TV tupi e da televisão brasileira na fase preto-e-branco. O público se fascinava com as cenas nas quais as irmãs gêmeas contracenavam. Um grande trabalho interpretativo de Eva Wilma vivendo as gêmeas Ruth e Raquel.  A atriz recebeu vários prêmios como a melhor do ano por este trabalho.

Outros atores também marcaram a novela, como Gianfrancesco Guarnieri (Tonho da Lua) e o casal Maria Isabel de Lizandra (Malu) e Antonio Fagundes (Alaor). O título Mulheres de Areia vem das esculturas de areia da praia de rostos femininos feito pelo personagem Tonho da Lua. O autor real das esculturas era Serafim Gonzalez, um dos atores do elenco e que repetiria  esses trabalhos no remake feito anos depois. Ele é o escultor da escultura Mulheres de Areia que existe na divisa da Praia dos Pescadores coma Praia do Sonho.

Itanhaém nunca se esquecerá da  grande atriz Eva Wilma.  São inúmeras as homenagens feitas à atriz que com seu talento levou o nome da cidade de Itanhaém para todo o Brasil em uma época em que a comunicação era extremamente difícil.

“Na medida em que começamos aquele entrosamento, aquela união por um trabalho bem feito é sempre uma coisa amorosa, uma questão de se doar. A população começou a sentir junto, claro, nós estávamos ali no meio de todos, na praia. Inclusive pescadores começaram a fazer personagens, que experimentaram essa sensação maravilhosa de fingir que você é outra pessoa, uma grande oportunidade para você se doar. A população foi maravilhosa porque correspondeu ao trabalho criativo e começou a participar muito,  isto foi extremamente importante para nós. Sempre me perguntam como foi enfrentar esse desafio de fazer duas personagens antagônicas. Eu acho que nesta altura, se eu não estivesse há 20 anos exercitando o meu trabalho de atriz, eu não teria conseguido fazer bem feito. Digo sempre que a escola do ator é no espaço cênico livre. Digo isso porque não precisa ser em um palco, pode ser aqui e agora. Tem que ser em um espaço cênico livre, ao vivo e de corpo inteiro. Esse é o grande exercício para o ator, é o exercício teatral, que necessariamente não precisa ser dentro de uma sala de teatro.  Por não existir muita tecnologia, trocávamos de personagem na medida em que trocávamos de figurino. A Raquel, eu despenteava bastante, a Ruth, eu passava a escova e colava o grampo no cabelo. Naquela época, era menos tecnologia e mais criação artística de todos, desde a equipe artística até a equipe técnica”.

No primeiro mês da novela, os atores já começaram a sentir o resultado com o público. Indagada sobre qual personagem estava correndo na abertura da novela, ela explica aos risos: “As pessoas costumam me perguntar, afinal, quem estava correndo pela praia, se era Ruth ou Raquel. Eu digo que é a Eva Wilma”.

Eva Wilma faleceu neste sábado (15/05) aos 87 anos.

Fonte: Livro Itanhaém Histórica / Autor: André Caldas.

 

OUTRAS NOTÍCIAS