NOTÍCIAS

22/10/2021

Evento lança a Reforma da Legislação de Desenvolvimento Urbano

Aconteceu na sede da Associação Comercial de Itanhaém, nessa quinta feira (21), o evento de lançamento da Reforma da Legislação de Desenvolvimento Urbano, atualização das Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo, Código de Edificações e Verticalização.

Estavam presentes o prefeito Tiago Cervantes, vice-prefeito Rodrigo Dias, Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano o engenheiro Vinicius Camba, o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos Hilman Edward Kruger, vereadores, secretários, engenheiros, arquitetos, técnicos e convidados.

A cerimonialista Maristela Soto abriu o evento compondo a mesa com as autoridades  presentes e falou sobre a atual administração. “ Completando hoje nove meses e vinte dias de trabalho a administração municipal de Itanhaém vem atuando com prioridade nas áreas de saúde, educação, infraestrutura viária, urbanização dos bairros e fortalecimento na rede de proteção social. Com a crescente expansão populacional Itanhaém se encontra a frente de novos desafios que podem ser traduzidos nos empregos formais e na abertura de novo empreendedorismo. Nesse nove meses o governo discutiu diversas oportunidades para o crescimento econômico elaborando várias metas, mas a principal delas e a que trata da aceleração dos investimentos privados. Esta claro para todos nós que a realidade de vida é atrair novos investidores, mas os fatores para que esse quadro se torne uma realidade precisamos estar amparados a essa realidade urbanísticas e preferências de moradia e prioridade de mercado, só assim teremos um nível de qualidade, balneabilidade com satisfação almejadas a tempo pela nossa população. O que estamos apresentando esse ano é uma forma de gestão inovadora, formatada na transparência, na responsabilidade fiscal e na complexidade com a sociedade. Queremos trabalhar para Itanhaém crescer, mas de forma ordenada, sem risco ao seu perfil nas questões ambientais, culturais e seu estilho acolhedor. Hoje estamos dando um excelente passo para tudo isso na reforma da legislação do Desenvolvimento Urbano” falou Maristela. Em seguida o prefeito Tiago Cervantes conduziu os trabalhos do evento. Cervantes falou da importância desse momento e da união entre todos para que o objetivo seja alcançado o mais rápido possível, Itanhaém não pode esperar. Salientou os trabalhos que vem sendo desenvolvido pela Câmara Municipal e também agradeceu o empenho da Associação de Engenheiros e Arquitetos que elaborou uma pesquisa de opinião amplamente técnica que irá colaborar e muito para a confecção dessa nova Lei do Desenvolvimento Urbano.

Em seguida o Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano o engenheiro Vinicius Camba, falou sobre a importância dos profissionais da área tecnológica e apresentou a evolução do departamento nesse primeiro ano de trabalho. “ Em nome dos profissionais da área tecnológica representado pelos engenheiros, arquitetos, técnicos e todos que compõem a entidade de classe, a importância da área tecnológica para o desenvolvimento urbano e econômico não só do Município, mas do Estado e do País. Somos nós profissionais da área tecnológica que fazemos a transformação dos bens naturais e bens de consumo. A edificação, a roupa que vestimos, o alimento que consumimos, os transporte que utilizamos, tudo passa pela área tecnológica, daí a importância dessa atividade primária que deriva outras atividades. O desafio que temos na Secretaria de Obras  não é só para a sociedade civil, mas para a cidade,  a importância da nossa profissão que representa  o futuro de Itanhaém”;  com essas palavras o Secretário engenheiro Vinicius Camba abriu a sua palestra, onde apresentou os trabalhos que estão sendo feitos na cidade bem como a melhoria no atendimento no departamento de obras bem como a informatização emergencial de alguns procedimentos que estavam emperrando e complicando a vida profissional de todos e principalmente barrando o desenvolvimento da cidade.

Em seguida foi apresentada a empresa Geo Brasilis que através do seu coordenador geral José Roberto dos Santos apresentou exemplos de trabalhos em outras cidades e mostrou o cronograma de trabalho que será seguido para que a Reforma da Legislação de Desenvolvimento Urbano tenha a participação de todos e que seja elaborada dentro do prazo pré estabelecido. “Para que nossos trabalhos tenham bastante produtividade, o caminho é longo, precisamos da participação de todos. É fundamental a Câmara Municipal e seus vereadores e vejo com excelentes olhos esse trabalho técnico desenvolvido pela Associação de Engenheiros, onde já temos o parecer de quem entende o segmento. Vamos ouvir todos inclusive a munícipe, só assim concluiremos os nossos trabalhos com eficiência e no prazo que o desenvolvimento precisa”, afirmou Santos.

Em seguida falou o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém o engenheiro civil Hilman Edward Kruger. “ É com grande satisfação que estamos aqui hoje participando desse ponta pé inicial no desenvolvimento de nossa Itanhaém.

Gostaria de  aproveitar esse momento para fazer os agradecimentos  ao Prefeito Tiago Cervantes, ao nosso vice-prefeito Rodrigo Dias, ao Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano o engenheiro Vinicius Camba por nos oferecer essa oportunidade de participar ativamente desse momento tão importante.

Preciso e devo agradecer a todos os associados, os participantes do grupo de trabalho, que durante mais de três meses não mediram esforços para elaborar e executar a Pesquisa de Opinião sobre esse tema estritamente técnico. Foram horas de trabalho, oito reuniões on-line com mais de duas horas de duração, e uma pesquisa que nos leva a uma Lei de Verticalização e Uso do Solo moderna, técnica, voltada ao desenvolvimento. Temos certeza que essa pesquisa vai balizar a Lei que tanto esperamos e necessitamos para o nosso município. Aproveito também para agradecer a engenheira Rosana Bifulco que coordenou essa pesquisa com muita dedicação e conhecimento técnico.

E para encerrar colocamos a nossa Associação a disposição da Prefeitura Municipal de Itanhaém, e a empresa Geo Brasilis,  para participarmos da elaboração da nova Lei da Verticalização e Uso do Solo. Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Itanhaém, de mãos dadas com a sociedade. É o que fazemos a quarenta anos”, encerra o presidente Hilman.

Para encerrar o evento o prefeito Tiago Cervantes fez um levantamento das grandes dificuldades que o município está passando provocados pelo pandemia e pediu a união de todos, caminhar em uma única direção que é o desenvolvimento de Itanhaém.

 

 

 

Galeria de fotos

Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

OUTRAS NOTÍCIAS