NOTÍCIAS

02/02/2022

O papel do Associativismo na Democracia

Estamos em um período conturbado em todos os sentidos. Nunca vimos, e jamais veremos  um momento tão negativo como este que estamos vivendo. As redes sociais se tornaram um campo de batalha,  um governo de empurra, ofensas, sem precedentes. No meio desse caos instalado estão as Associações.

O movimento associativista está diretamente relacionado à liberdade. As ditaduras sempre impuseram restrições à formação das associações. Pode se dizer que o associativismo é a consagração da democracia, o caminho para atingir objetivos comuns, mas não deve ser utilizado em hipótese alguma em ataques morais ou contra qualquer governo. O associativismo, através do diálogo, traz soluções, caminhos em defesa da sociedade e dos interesses dos seus associados. Esta forma de organização coletiva tem como objetivos reforçar laços de amizade e solidariedade, reunir esforços para reivindicar melhorias na comunidade e defender os interesses do associado pelo caminho do diálogo e de sugestões positivas.

O presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém o engenheiro civil Hilman Edward Kruger, tem um posicionamento muito claro sobre o associativismo. “A nossa associação vai completar no mês de abril  de 2022 quarenta e dois anos. Quando o engenheiro agrimensor José Bobrovsky Neto e seus amigos engenheiros  resolveram criar a associação,  o principal objetivo era de contribuir com a sociedade e trabalhar  para os interesses da classe. A base dessa associação sempre foi à amizade, o diálogo com tudo e com todos. Com o passar do tempo, são mais de uma década como associado, entendi que o caminho da liberdade, diálogo e acima de tudo do respeito pelas pessoas, serão sempre a base da nossa associação”, afirma Hilman.

Para entender um pouco mais sobre o associativismo, é preciso ir lá atrás da história.  Na pré história já havia registros de associativismo, a exemplo da caça coletiva. Há mais de 2,5 milhões de anos, o homem já caçava de forma coletiva. A caça e coleta de alimentos silvestres eram feitas em grupos, com o mesmo objetivo -matar a fome- e diferentes funções definidas especialmente por gênero. Já na Grécia antiga, existiam os espaços associativos, como os ginásios associados à cultura física, bem como as palestras relacionadas a temas educacionais.

O associativismo sem sombra de dúvidas é o caminho certo para o crescimento e desenvolvimento de uma sociedade, organizada, inteligente e democrática. É importante lembrar também que os associados têm os seus deveres, é preciso participar ativamente das atividades e dos trabalhos desenvolvidos na entidade. Pesquisas mostram que, nas últimas décadas, o Brasil registrou um importante crescimento na criação de associações, e que se refletiu em uma diversificação interna desse universo, ainda que o número de participantes não revele o mesmo crescimento. 

Saudações Associativas

por: Rubens Cocuroci

 

OUTRAS NOTÍCIAS