NOTÍCIAS

22/08/2023

O Poder das Cores

No dia do Patrimônio Histórico Nacional, em 17 de Agosto, quinta feira, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém na sala de eventos José Bobrovski Neto, aconteceu a palestra da empresa Suvinil denominada O Poder das Cores. Esse evento teve a realização da empresa varejista no setor Baratão das Tintas, o apoio da Associação e o patrocínio da Suvinil.

Benedicto Neto – Gerente Regional Baratão das Tintas, apresentou os profissionais Marcelo Batista – gerente da loja Baratão das Tintas no Centro e Ademir Luis – gerente do Baratão das Tintas da loja recente inaugurada no bairro do Belas Artes em Itanhaém e em seguida para começar a palestra a responsável pelo marketing na baixada santista, Gabriela Gaspar.

Gabriela iniciou a sua palestra informando como é feita a escolha da cor do ano (2023 Calcita Alaranjado), as mudanças do leque de cores que é uma importante ferramenta de trabalho e como funciona a plataforma Revela.

“Em um país tão diverso e tropical como o nosso, as cores tem um significado muito além do imaginável. Uma cor estimula personalidade, traduz emoções, e nós como fabricantes de tintas temos a responsabilidade de traduzir essas emoções no dia a dia das pessoas. Cor é luz, muda de acordo com o ambiente, por isso trabalhamos com as cores em família de emoções” explicou Gabriela.

“Dependendo do tom da cor ele traduz um ambiente mais intimista, cores claras e suaves transmitem tranqüilidade e doçura. O leque de cores é organizado em família, traduzindo a sensação que você deseja em cada ambiente. Brancos e Leves, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes, Acentuadas e Acolhedoras, Neutras e Clássicas e Cinzas e Neutros. Lembrando que cor é percepção, cor é luz”.

Gabriela também falou sobre o Revela, uma plataforma  com mais de doze anos, pesquisando o comportamento e tendências. A cor do ano para ser elaborada demora em torno de oito meses, coletando informações de comportamento de profissionais como arquitetos, pintores, consumidores e também o comportamento da humanidade. Em outubro desse ano será lançado à cor do ano de 2024. A o término da palestra sobre as cores Gabriela distribui a todos os presentes o leque de cores da Suvinil.

Em seguida o Técnico  Sênior em tintas, linha imobiliária da Basf, Evandro Marconato mostrou que entende e muito do assunto técnico das tintas. Descontraído, super carismático, paciente e muito bem humorado, em quase duas horas de palestra Evandro envolveu todos os presentes em uma palestra extremamente técnica mais muito descontraída. Marcanato falou de tudo; informações técnicas de produtos, problemas encontrados no sistema de pintura, as variações do clima e o que ocasiona na pintura, resistência, as diferenças da fosca, acetinada e semi brilho e as categorias da Suvinil: Super Premium – Premium – Standard e Econômica.

“Um dos problemas é o retoque por algo que danificou a pintura pronta. O retoque  no acabamento fosco é mais fácil de realizar, agora no acetinado e semi brilho é muito mais complicado, precisa ter muito processos e cuidados. Dependendo do ambiente e da luz o melhor e refazer a pintura. Outra questão é as ferramentas de aplicação da pintura, rolo com pelo alto, rolo com pelo baixo, airless, trincha; todos têm  uma variação na entrega do produto na parede, são camadas diferentes, havendo alterações na mesma cor de acordo com o sistema utilizado e a luz do ambiente” explica Evandro.

A Suvinil Proteção Total é a única totalmente emborrachado. Entrega  maior resistência quanto à cor, mofo e algas, e, além disso, uma tinta fácil de lavar. O valor agregado do produto é muito maior que uma tinta acrílica comum. Usado exclusivamente para áreas externas a tinta emborracha é completamente  diferente da  tinta plástica que  com o tempo resseca e racha.

Marconato falou também sobre as tintas de aplicação em azulejo, epóxi, os diferentes tipos de vernizes, aplicação em pisos cerâmicos e os efeitos decorativos. Com relação à sustentabilidade o técnico informou que as tintas esmaltes, em um espaço curto de tempo, não terão mais como base o solvente e sim a água. Apresentou a nova linha de esmalte base água onde não precisa lixar a madeira e sim efetuar uma boa limpeza e aplicar a tinta com ótimo acabamento.

Em seguida o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém o engenheiro civil Eduardo Cesar Mota agradeceu a presença de todos.

“ Em 1937 foi instituído o dia do Patrimônio Histórico, comemorado hoje. Faz algum tempo em que a cidade vem se preocupando com o nosso Patrimônio Histórico, nossa cidade foi fundada no século XVI e chegamos a ser uma Capitânia. Temos um acervo em patrimônio que devemos e temos obrigação como profissionais em proteger e ajudar a preservar. Em 2024 a Casa de Câmara e Cadeia completa 400 anos; por isso estamos hoje assinando a ata oficial de constituição da Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico de Itanhaém. Aproveito para agradecer a todos do Baratão das Tintas e da Suvinil por dar oportunidade desse ato. Para falar um pouco sobre a Comissão, passo a palavra para a coordenadora a arquiteta Alessandra”.

"A comissão quer buscar a união de todos, no sentido de ajudar a solucionar as pendências para reabrir os prédios históricos - a Igreja Matriz e o Convento à visitação pública.

Não sabemos qual é o estado da Igreja Matriz, mas se continuar fechada a tendência é que o espaço interno vai se deteriorar cada vez mais", salienta.

Entre os planos da comissão está a elaboração de uma cartilha, com um conteúdo sobre o patrimônio cultural e histórico da Cidade, voltado ao público infanto-juvenil. A intenção é de divulgar a cartilha nas escolas da rede municipal para que as crianças possam conhecer a importância do patrimônio.

A arquiteta Luciana Zion, que faz parte da comissão, também falou sobre os planos da comissão. "Nosso objetivo é tentar resgatar o nosso patrimônio histórico que é tão importante e precioso, além de resgatar a auto estima dos moradores da Cidade. É muito triste ver o estado em que estão o Convento e a Igreja Matriz que se encontram fechados ao público", ressalta.

Lembra que a maior preocupação é buscar entender o que está acontecendo com os prédios históricos e poder colaborar para a recuperação dos locais. Ela destaca que a comissão técnica da Associação dos Engenheiros e Arquitetos já está levantando dados sobre a situação.

Após a assinatura da ATA, todos os presentes foram regados por mais brindes da Suvinil e um excelente coffee break servido pela Quality.

A comissão está sob a coordenação geral das arquitetas Alessandra Curadi Joazeiro Cucorocio e Luciana Zion. Ainda integram a comissão a engenheira civil Rosana Bifulco e as arquitetas Ana Maria Vitoretti, Jenifer Koki, Renata Iarussi e Regina Vieira Santos.

 

 

Galeria de fotos

Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

OUTRAS NOTÍCIAS