NOTÍCIAS

17/09/2020

Palestra Choque Elétrico - O perigo bem perto de você!

A Abracopel, Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, divulgou que em 2019, 697 pessoas morreram por conta de acidentes causados por choques elétricos, contra 622 vítimas fatais em 2018. Os acidentes passaram de 832 para 909, revelando, em ambos os casos, um crescimento acima de 12% na comparação anual. Os incêndios por sobrecarga/curto-circuito  subiram de 537 para 656, as mortes subiram de 61 para 74.

Apesar dos números serem preocupantes, os dados divulgados são uma parcela dos acidentes no Brasil. As fatalidades devem ser ainda maiores, já que existem casos que não são reportados nem divulgados. O estudo reúne ocorrências divulgadas na imprensa local/nacional, além de relatos que chegam por meio de profissionais e empresas vinculadas à associação. Todos os acidentes são checados antes de serem computados no levantamento.

O estudo revela que o choque foi mais letal do que os outros de origem elétrica como incêndios por sobrecarga/curto-circuito e descargas atmosféricas, o que mais uma vez reforça a urgência de melhorias nas instalações domésticas brasileiras. Dentre as fatalidades causadas por choques, a faixa etária mais atingida foi a de adultos entre 31 a 40 anos, o que abrange os próprios moradores na tentativa de fazer pequenos reparos sem a devida instrução e proteção.

Os motivos mais comuns foram fio partido em ambiente interno, eletrodomésticos, cerca eletrificada, adaptador/extensão/tomada e o até então aparentemente inofensivo carregador de celular.

Diante desse quadro, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém com  a colaboração do associado e engenheiro eletricista João Batista Serroni de Oliva, estamos trazendo por vídeo-conferência para todos os profissionais da área tecnológica a Palestra

CHOQUE ELÉTRICO

O perigo bem perto de você!

Durante aproximadamente uma hora será abordado os seguintes temas:

Definição de Corrente Elétrica, Definição e Gravidade do Choque Elétrico, Correntes Limiares, Perturbações e Efeitos no Organismo Humano, Efeitos – Funcionamento Mecânico e Elétrico do Coração, Parada Cardíaca e Respiratória e a Fibrilação Ventricular. 

PALESTRANTE:    Engenheiro Eletricista CRISTOVAM PASCHOAL FILHO, 65 anos, Professor Universitário e Palestrante, com especialização em Pedagogia,  formou-se FEI- Faculdade de Engenharia Industrial em 1981. Há 42 anos atua área de engenharia, ensino e treinamento.

Palestra: CHOQUE ELÉTRICO

O perigo bem perto de você!

Dia: 21 de Setembro de 2020 – Segunda Feira

Horário: 19h30

Plataforma SKIPE – Live –

Obs:- enviaremos o link.

Participe!