NOTÍCIAS

08/04/2022

Palestra Color Futures 2022 com arquiteta Fernada Moceri

A sala de eventos José Bobrovski Neto da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Itanhaém ficou colorida no último dia 06 de abril deste ano. Aconteceu a palestra Color Futures 2022 com a arquiteta, e especialista em cores Fernanda Moceri. Esse evento foi destinado aos arquitetos e engenheiros sócios da entidade, com capacidade limitada de participantes, patrocinado pela Coral Tintas e a loja Tintas São Miguel com apoio institucional do CONFEA - CREA SP – MUTUA.

Antes de iniciar os trabalhos, o coordenador de marketing e comunicação, Rubens, fez questão de lembrar a importância da Madeireira Caeté, com a presença de sua diretora geral Ana Paula Padin, do patrocínio do projeto QR Code. Esse projeto tem como objetivo principal divulgar os associados, em pontos estratégicos da cidade, utilizando essa tecnologia e valorizando as profissões de engenharia e arquitetura.

O gerente  da Tintas São Miguel, Benedicto da Costa Bandeira Neto

(Bene) abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos em especial a entidade pelo espaço e apoio e convidou a todos os profissionais a conhecerem a loja instalada no bairro do Belas Artes.

Em seguida, foi à vez do presidente da Associação o engenheiro civil Eduardo Cesar Mota, agradecer a presença de todos e salientar que esse era o primeiro evento pós-pandemia, que a vida continue na sua normalidade. Eduardo agradeceu ao Bene pela confiança e a parceria e deu boas vindas a arquiteta Fernanda Moceri, palestrante do evento, que conseguiu abrir uma data em sua agenda para trazer conhecimento e falar de um assunto tão colorido. O presidente salientou também a importância do apoio institucional do CREA-SP.

“È uma honra estar em Itanhaém, é um prazer estar aqui. Minha agenda é muita apertada faço consultoria para a Coral Tintas em todo o Brasil e vivo em aeroporto, sou arquiteta de formação, mas foi trilhando o caminho de pesquisadora de Cores. Vocês são muito receptivos e afetivos, isso é muito importante pra gente que vive nessa rotina. Na Faculdade de Arquitetura da USP, alguns anos atrás, iniciei um projeto de mestrado; o que são as cores e como nós seres humanos captamos essas informações luminosas, quais os processos celebrais que estão envolvidos nesse processo e quando essas informações voltam como emoção, percepção, sensação e consciência a cor.

Terminando o mestrado iniciei o doutorado na FAUSP, como devemos fazer um projeto de cor levando em consideração a luz, noções cromáticas a partir da ótica humana a cultura e a simbologia da cor” iniciou a arquiteta.

Durante mais de uma hora e meia de palestra, a arquiteta Fernanda mostrou-se altamente conhecedora do tema, simpática, alegre, preocupada a todo o momento com a mensagem que estava sendo colocada aos profissionais, estabeleceu rápido uma conexão positiva com todos os presentes.

O projeto Color Futures, tem a participação de vários profissionais do mundo todo incluindo duas brasileiras que anualmente se encontram  na Holanda  pra especificar as tendências de cores do ano seguinte baseados sempre no comportamento humano.

Hoje,  desde 2020,  temos no trabalho de tendências 37 cores que atende a demanda dos profissionais, e estão no leque de cores da Coral.  Fernanda explicou a concepção e como se faz a leitura do leque de cores,  explicou em detalhe a cor do ano, e como ela está relacionada ao momento que estávamos vivendo.

“Em 2022 a cor do ano saiu do lugar dos anos passados, estamos com novas possibilidades, e o estudo de tendência leva para um patamar mais positivo. Não é um trabalho de “achismo”, e sim leva em consideração o comportamento humano da atualidade. NOVOS ARES E REDESCOBERTAS, estamos respirando a MELODIA SUAVE  à cor 2022” afirma Fernanda.

A cor Melodia Suave é um azul claro, arejado, fresco, aberto e bom para a alma. Refletindo a imensidão do céu, ele traz um toque da natureza para nosso interior e ilumina nossas casas. Esse é o conceito da cor do ano.  Foram lançados quatro tendências de cores, sempre tendo como base científica e de estudos o comportamento humano da atualidade. Vamos conhecê-las:

Tendência 01:- Casa Reinventada

Nossa casa é um lugar aberto e flexível

Cores para uma casa versátil e alegre.

 

Tendência 02:- A necessidade da Natureza

Inspiração da vida, a fonte de tudo.

Cores para uma casa leve e natural.

 

Tendência 03: O poder da imaginação

A criatividade em todas as suas formas.

Cores para uma casa delicada e afetiva

 

Tendência 04: Novas Narrativas

Com o uso cada vez maior de ferramentas digitais, somos incentivados a olhar além de nossa bolha.

Cores para uma casa arejada e iluminada

 

Após o término da palestra da arquiteta e especialista em cores Fernanda Moceri, que recebeu muitos aplausos de todos os participantes;  Bene (Tintas São Miguel) fez questão de lembrar a todos os profissionais que podem retirar na loja um brinde específico do evento e também presenteou a arquiteta Luciana Zion  com “Color Sensor” um equipamento eletrônico desenvolvido para ler a cor de qualquer objeto e entrega a resposta em segundos.

Em seguida a arquiteta Luciana Zion, sócia benemérita ( a arquiteta foi quem construiu na sua gestão a sede da entidade, em 1985) entregou a Fernanda um vaso de orquídeas. O presidente da Associação o engenheiro civil Eduardo Cesar Mota, homenageou a palestrante com uma placa de aço com a seguinte mensagem:

“Assim como o perfume é a expressão da flor, o conhecimento é a cor da alma”.

Se você deseja conhecer totalmente o conteúdo da palestra, entre no site: www.colourfutures2022 e baixe o arquivo pdf.

 

 

Galeria de fotos

Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

OUTRAS NOTÍCIAS