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10/04/2023

Workshop APROVA Digital

Na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, na sala de eventos José Bobrovski Neto, aconteceu no dia 04 de abril, às 14h, o workshop “APROVA DIGITAL”, com o apoio institucional do CREA/SP - CONFEA - MÚTUA/SP

Estavam presentes na sala de eventos; com sua capacidade máxima, engenheiros, técnicos e arquitetos com o objetivo de conhecer detalhadamente o novo sistema digital.

O presidente da Associação, o engenheiro civil Eduardo Cesar Mota, abriu o evento agradecendo ao prefeito Tiago Cervantes pela ousadia e coragem de implantar um sistema que há muito tempo vinha sendo questionado da sua eficiência pelos profissionais da área tecnológica.

“O novo processo digital já é uma realidade e precisamos entender o sistema que a partir da semana que vem estará em total operação. O objetivo da Associação é ampliar o conhecimento desse sistema a todos os técnicos, por isso a importância desse workshop. O APROVA é um sistema digital muito mais eficiente, transparente, ecológico (diminui e muito a emissão de papel) e desburocratiza esse setor tão importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o engenheiro civil Eduardo Mota.

Em seguida o Engenheiro Agrônomo e Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano Vinicius Camba de Almeida, falou da importância e os benefícios desse novo sistema.

“ É um prazer enorme  retornar a essa casa onde tive a oportunidade de presidir por dois mandatos. Estou encontrando muitos amigos e colegas de trabalho a qual aprendi e continuou apreendendo todos os dias. E um prazer estar aqui. O APROVA trás maior  velocidade na emissão e na aprovação dos alvarás  de construção e de habitabilidade. O prefeito eleito Tiago Cervantes durante a sua campanha teve como uma das suas plataformas de governo de diminuir a burocracia. Visitei o município de Bertioga no primeiro mês de mandato onde estava sendo implantado o APROVA.  Conhecemos a plataforma e ao longo de dois anos e quatro meses começamos a alterar o método aplicado há anos na prefeitura e que também não mais atendia as necessidades de hoje,  seria necessário desburocratizar todo o sistema e tornar-lo eficiente.

Durante esse processo criamos a  Sala do Profissional para atender diretamente aos comunique- se e fomos  ajustando as mudanças com novos equipamentos, imobiliários e contratação de novos profissionais para tornar a equipe mais eficiente. Começamos em modo hibrido, e buscando uma melhor forma de trabalho a todos os profissionais da área tecnológica.  No dia 09 de janeiro deste ano consolidou-se a contratação da empresa, e estamos a três meses em operação.  Velocidade, transparência, e o mais importante o custo  e mais eficiente. Com esse sistema todo o processo ficou muito mais rápido, mas  vocês devem ter uma atenção maior aos prazos”, explica o secretário de obras Vinícius.

A parte técnica e operacional do APROVA foi apresentada pelo Secretário Adjunto de Obras e Desenvolvimento Urbano o arquiteto Marcelo Gomes da Silva. Durante mais de três horas com muita paciência e conhecimento técnico, Marcelo demonstrou, esclareceu dúvidas,  tornando o workshop em um evento extremamente produtivo e esclarecedor.

A muitos anos a categoria vem solicitando um método mais eficiente e produtivo nesse setor de aprovação e analise. A demora e a burocracia estavam em um patamar intoleráveis inviabilizando   vários projetos e barrando o desenvolvimento da cidade. Tudo que é novo traz a mudança de comportamento, principalmente no início que com certeza o sistema terá alguns ajustes operacionais. O APROVA é totalmente tecnológico e que já está colocando a antiga rotina no passado. Que venham mais inovações.

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